quarta-feira, 30 de março de 2011

João Pimenta é o Árbitro da Semana

O Árbitro desta semana é João Pedro Dinis Pimenta , nasceu a 03 de Fevereiro de 1992 , tem 19 anos, é natural de Portimão e é Estudante.

Quando inicias-te a actividade e qual o teu percurso?
Iniciei a arbitragem no ano de 2006 , quando tinha 14 anos . Até agora o meu percurso na arbitragem foi o seguinte: Até aos 18 anos estava inserido no quadro dos árbitros jovens a época passada estava na 2ª divisão distrital e este ano estou no grupo B da 1ª Divisão Distrital

O que te levou a ser árbitro?
O que me levou a ser árbitro foi o facto de estar desde miúdo ligado a este Mundo. Como é normal também joguei á bola até aos 12 anos mas não tinha muito futuro e também não gostava muito de jogar. Depois o facto de o meu pai ( Sérgio Lacroix ) ser árbitro também pesou e muito na minha decisão, pois desde pequeno que eu acompanhava o meu pai para todos os jogos em que ele estava nomeado para arbitrar, foi logo nascendo aquele bichinho e quando tive idade inscrevi-me logo para tirar o curso.

O que esperas ainda da arbitragem para o teu futuro?
Eu sou uma pessoa muito sonhadora e tenho muitas ambições na vida , e em cada uma dessas ambições quero sempre ser o melhor portanto uma das minhas ambições é chegar ao topo da arbitragem seja a nível interno como externo , sei que para isso é preciso trabalhar muito mesmo, mas para termos algo na vida é preciso lutar e trabalhar para que consigamos chegar onde queremos

Como vês a evolução da arbitragem Algarvia e o que alteravas para a melhorar se for esse o caso?
Na minha opinião a arbitragem algarvia tem evoluído ao longo dos anos, penso que de ano para ano os árbitros estão melhores preparados para as exigências de um jogo de futebol, isto graças ao bom trabalho que os núcleos, árbitros e os dirigentes que os rodeiam têm vindo a fazer . Penso que devia de haver um pouco mais de espírito de grupo, pois, penso que por vezes existe um clima de rivalidade entre árbitros da mesma região e penso que isso não é saudável para o nosso futebol.


Como vês a evolução da arbitragem Portuguesa no cenário nacional e internacional?
Penso que a arbitragem nacional tem tido uma enorme evolução a nível internacional, pois tivemos uma equipa de arbitragem no Mundial e em todas as jornadas das competições europeias temos sempre árbitros nomeados para os grandes jogos. A nível nacional penso que existe uma enorme pressão sobre os árbitros e fala-se demais em redor deles o que prejudica imenso o trabalho dos mesmos dentro do terreno de jogo.

Ricardo Martins; Nuno Brito; João Pimenta
Até hoje qual foi o acontecimento que mais marcou a tua carreira?
Tive três momentos que marcaram até agora na minha ainda curta carreira na arbitragem. Foi no meu primeiro jogo de seniores como árbitro principal, que foi uma sensação espectacular , outro momento foi a estreia num jogo de seniores de 3ª divisão, e talvez o momento que mais me marcou até agora foi ter feito o meu primeiro jogo da carreira com o meu pai (Sérgio Lacroix ) a árbitro assistente, esse sim marcou-me imenso .

É fácil conciliar-se a vida de árbitro com a vida familiar?
Para mim é fácil conciliar a vida de árbitro com a vida familiar, pois ainda não tenho esposa nem filhos . ehehehe. Penso que por isso para mim é fácil de gerir o tempo para a arbitragem e para a vida pessoal.

Que mensagem gostarias de deixar a todos os que passam pelo blogue?
Aos árbitros algarvios que se divirtam e se dediquem a esta actividade e que a façam com prazer e dedicação, pois, só assim conseguiram ter sucesso e acima de tudo serem respeitados ! Aos administradores do Blog, “ Arbitragem Algarvia “ quero agradecer o convite e dar os parabéns ao extraordinário trabalho quem têm vindo a realizar!

O "ArbitragemAlgarvia" agradece ao João a disponibilidade para esta entrevista e deseja-lhe a continuação de uma excelente época.  

1 comentários:

Tive a necessitade de dize-lo pessoalmente, apos um jogo que apitou da minha equipa que este miudo tem um futuro muito risonho. Parece claramente que o seu perfil encaixa na perfeiçao no ideal de um arbitro de TOP. Boa sorte