1- O delegado de uma equipa, antes do jogo começar, pretende junto do árbitro fazer declaração de protesto baseado nas marcações da superfície de jogo. Se fosse o árbitro como procederia?
R: Tentava que as marcações em falta fossem colocadas. Caso não fosse possível, e se as mesmas não colocassem em causa a verdade desportiva, não facultava o relatório ao delegado e realizava o jogo. Se colocassem em causa a verdade desportiva, não realizava o jogo. Em ambas as situações mencionava os factos no Relatório do Jogo.
2- Explique como actuava, se no decorrer do jogo a bola rebenta ou se deforma.
R: O jogo será interrompido. O jogo recomeça com nova bola, por um lançamento de bola ao solo no local onde se encontrava a primeira bola no momento em que se deteriorou, salvo as “circunstâncias particulares” da Lei 8.
3- Durante uma substituição, um jogador substituto entra na superfície de jogo sem passar pela sua zona de substituições. Como deve agir o árbitro?
R: Interrompe o jogo, adverte o jogador faltoso e manda-o sair da superfície de jogo para depois completar o processo de substituição. A sua equipa é punida com um pontapé livre indirecto, a ser executado pela equipa adversária no local onde se encontrava a bola no momento da interrupção do jogo, salvo as “circunstâncias particulares” da Lei 8.
4- Qual o equipamento do guarda-redes?
R: O guarda-redes deve usar o equipamento diferente dos outros jogadores, quer colegas quer adversários, e também dos árbitros, podendo também usar calças compridas.
5- Qual é a função do 2º árbitro durante a execução de um pontapé da segunda marca de grande penalidade ou durante um pontapé-livre directo sem barreira, assinalado pelo árbitro?
R: Verificar se a bola ultrapassou completamente a linha de baliza, sob a barra e entre os postes, e se o guarda-redes não avança, aproximando-se menos de 5 metros da bola antes da mesma estar em jogo.
6- Podem ser colocadas bolas suplementares em redor da superfície de jogo para serem utilizadas no seu decurso?
R: Não. Está determinado que as bolas suplementares deverão estar junto do 3º árbitro e este é que está autorizado a substituir a bola a pedido do árbitro.
7- Descreva 4 funções a desempenhar pelo 3º árbitro/cronometrista.
R: Controlar o jogo para que tenha a duração estipulada na Lei 7; anunciar com uma apitadela ou outro sinal acústico diferente do dos árbitros, o final do primeiro tempo, o final do encontro ou o final dos tempos suplementares; controlar o desconto de um minuto de tempo morto; controlar os 2 minutos de tempo efectivo de castigo no caso de expulsão de um jogador.
8- Qual a posição dos árbitros, na superfície de jogo, para um pontapé de saída? E qual o árbitro que deverá dar início ao jogo?
R: O árbitro deverá estar na linha de divisão da superfície de jogo em duas partes iguais e será este que irá dar início ao jogo, com o apito e com o braço a apontar na direcção do círculo central do meio-campo. O 2º árbitro deverá colocar-se no fim da zona de substituições da equipa contra a qual irá ser executado o pontapé de saída.
9- Que equipa escolherá a baliza que atacará durante a primeira parte do jogo?
R: É a equipa que ganhar o sorteio.
10- Quando é que a bola se encontra em jogo na marcação de um pontapé de saída?
R: Após o apito do árbitro, a bola entra em jogo logo que seja pontapeada para a frente e se mova.
Nota: Correcção não oficial.
0 comentários:
Enviar um comentário