quinta-feira, 5 de julho de 2012

Decisões do International Board em Zurique

O International Football Association Board (IFAB) aprovou a utilização de dois árbitros-assistentes, reconhecendo que são uma ajuda nas decisões durante os jogos.


O International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pela discussão e alteração das Leis do Jogo, tomou três decisões importantes numa reunião extraordinária que decorreu na sede da FIFA esta quinta-feira.

Uma das decisões do IFAB está relacionada com os árbitros-assistentes adicionais, após uma experiência que decorreu especialmente na UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA EURO 2012.

A IFAB aprovou por unanimidade a utilização de dois árbitros-assistentes adicionais, reconhecendo que podem ser úteis na arbitragem dos jogos. Como resultado desta decisão, vai ser feita uma alteração às Leis do Jogo, com uma secção especial dedicada aos árbitros-assistentes adicionais. Também foi aprovada que a utilização de equipamentos de comunicação entre árbitros fique prevista nas Leis do Jogo.

No que respeita à tecnologia de linha de baliza, e na sequência de um teste que decorreu ao longo de nove meses, a IFAB decidiu aprovar por unanimidade, em princípio, as duas empresas que participaram da segunda fase de testes: GoalRef e Hawk-Eye. Esta aprovação fica sujeita a um teste final de instalação em cada estádio antes de os sistemas poderem ser utilizados em jogos de futebol.

O IFAB fez questão de salientar que a tecnologia só será utilizada na linha de baliza e em mais nenhuma outra área do jogo. Serão feitas revisões da formulação das Leis do Jogo relativas à: Lei 1 (O Campo de Jogo), Lei 2 (A Bola), Lei 5 (O Árbitro) e Lei 10 (O Método de Marcação de Golos).

Na reunião, o IFAB também decidiu aprovar por unanimidade, temporariamente durante um período experimental, o uso de véus. O desenho, cores e materiais permitidos serão definidos e confirmados após reunião anual da IFAB marcada para Outubro em Glasgow.

As decisões relativas às Leis do Jogo aprovadas esta quinta-feira pelo IFAB em relação à tecnologia de linha de baliza e aos árbitros assistentes adicionais entram imediatamente em vigor.

In:UEFA

Reacções:

0 comentários: