terça-feira, 10 de julho de 2012

Árbitros impressionam no Europeu de Sub-19

O padrão da arbitragem no Campeonato da Europa de Sub-19 foi amplamente elogiado, com um grande esforço a ser feito no aperfeiçoamento do trabalho dos jovens árbitros.


O 11º Campeonato da Europa de Sub-19 já é considerado um dos melhores de sempre em termos de qualidade competitiva, dos jogadores e nível da arbitragem.

Jozef Marko, membro do Comité de Arbitragem da UEFA presente na fase final, elogiou os esforços organizativos tanto da Federação Estónia de Futebol (EJL) como da UEFA pelo sucesso da primeira fase final sob a égide do organismo europeu realizada neste país, tendo deixado fortes elogios aos árbitros presentes.

"Os árbitros da UEFA escolhidos pelo Comité de Arbitragem já mostraram a sua classe", disse. "Eles são bastantes experientes e já têm carreiras como árbitros internacionais com dois, três ou mais anos. Não é apenas o Comité de Arbitragem da UEFA que está satisfeito com eles. Mesmo os dirigentes deram a sua aprovação relativamente ao nível da arbitragem este ano."

Os 16 juízes e observadores de árbitros têm mantido contacto regular através de reuniões e de "briefings" na sua base, em Tallinn, e de acordo com Marko, têm adquirido uma valiosa experiência na fase final, assim como os próprios jogadores. "Os árbitros têm tido sessões de treino físico com regularidade e também temos sessões de vídeo onde avaliamos as suas prestações", explicou o eslovaco.

"Esta fase final tem-se mostrado bastante exigente, não há apenas um título europeu em jogo, como três equipas em cada grupo podem qualificar-se para o Mundial de Sub-20 de 2013. Salientámos aqui aos árbitros que devem estar muito atentos, porque cada golo e mesmo cada cartão exibido podem ser decisivos para o desfecho destes encontros."

Contudo, Marko está mais focado em encorajar do que em intimidar os árbitros. "Tentamos discutir onde poderão fazer-se melhorias, ao mesmo tempo que lhes mostramos as boas decisões que tomaram. Não é nosso objectivo mostrar-lhes apenas erros. Tentamos apoiar os árbitros e trabalhar com eles na sua melhoria o mais que pudermos."

O árbitro holandês Danny Makkelie e o seu homólogo italiano, Paolo Valeri, têm estado ambos em excelente plano na Estónia. "O nível de jogo tem sido muito bom. Desde o posicionamento ao passe, passando pela força dos jogadores, os níveis têm sido bastante elevados." Valeri acrescentou: "Dirigi o empate 3-3 entre a Espanha e Portugal e foi um encontro fantástico. Em breve veremos certamente alguns jogadores aqui presentes a jogar ao mais alto nível."

Makkelie também considera que a arbitragem pode incutir bons hábitos nas futuras estrelas. "Trata-se de um caso de ensiná-los dentro do campo, de mostrar-lhes o caminho", disse. "Deve-se pensar mais sobre educação e dizer aos jogadores o que está certo e errado."

In:UEFA.COM

0 comentários: